Orgulhosamente localizada na
Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

Notícias

FURNAS
Projeto: Implantação de conversor offshore para geração de eletricidade pelas ondas do mar
projeto furnas
O projeto proposto tem como principais objetivos a instalação e a operação de um protótipo do conversor offshore para geração de eletricidade pelas ondas do mar, em escala real, na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a geração considerando os estados de mar local e servir como um demonstrativo da tecnologia de conversão das energias das ondas em eletricidade.
A realização do projeto viabilizará os ajustes necessários para avançar no sentido de atingir a versão comercial do conversor offshore. A implantação de um protótipo se apresenta como o próximo passo na busca da maturidade tecnológica necessária para aplicações em escala comercial na costa brasileira, e, eventualmente no exterior, destaforma de aproveitamento da energia das ondas do mar.


UTE Norte Fluminense
Projeto: Desenvolvimento de modelo numérico experimental de estruturas marinhas de amplificação de ondas para geração de energia elétrica
projeto ute
Desenvolvimento e testes de estruturas marinhas de otimização das ondas para proteção de costa e geração de energia. Consistiu no arranjo de três estruturas: Estrutura de amplificação da onda (ARAM-1), unidade geradora de energia a partir das ondas (UGE) e estrutura de dissipação da onda (ARAM-2). Estas estruturas foram construídas em escala reduzida (1:15) e testados em uma bacia de ondas regulares e irregulares no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), em um tanque com batedor de ondas definiu de 11 metros de largura por 24 metros de comprimento. Estes resultados são comparados com os resultados obtidos com o modelo numérico de propagação de ondas utilizado no projeto conceitual dessas estruturas.
Buscou-se verificar através dos ensaios experimentais o alcance dos principais objetivos destas estruturas, isto é, a amplificação da altura da onda na região de instalação da unidade geradora de energia (UGE) e, assim, quantificar a energia elérica que pode ser gerada. Também foram avaliadas a dissipação da energia da onda próxima à praia e a criação de raias de surfe de alto nível ambos provocados pela presença do ARAM-2.


Petrobras
Projeto: Desenvolvimento de Conversor para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar

Este projeto foi financiado pela Petróleo Brasileiro S.A. sob o Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica, de 2007 a 2008.
Desenvolvimento de conversor de energia das ondas através de testes experimentais em laboratório e modelação numérica visando a avaliação das potências para diversos períodos e amplitudes de ondas regulares e estados de mar real. Ao final do projeto, foram elaborados os estudos hidroenergéticos e econômicos (consolidado em forma de um EVTE - Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica) de um estudo de caso de uma usina de geração através das ondas instalada em uma condição de mar tipicamente brasileira.
Juntamente com o projeto de P&D, foi ministrado um curso de especialização em energias do mar para integrantes do Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) em outubro de 2007.
Parceiros
PENO - Programa de Engenharia Oceânica (COPPE/UFRJ)
A SEAHORSE por ser empresa nativa da COPPE/UFRJ dispões da utilização dos laboratórios pertencentes ao Programa de Engenharia Oceânica – PENO desta instituição. O PENO vem formando recursos humanos qualificados para atuação nas áreas de Engenharia Naval e Engenharia Costeira & Oceanográfica desde 1967. Dispõe de doze laboratórios voltados para pesquisa e experimentação das atividades ligadas ao mar, dentre os quais o Laboratório de Tecnologia Submarina – LTS.

LTS - Laboratório de Tecnologia Submarina (COPPE/UFRJ)
projeto lts

Em particular, a SEAHORSE tem utilizado as instalações do Laboratório de Tecnologia Submarina - LTS - do qual seus fundadores são oriundos. O LTS é considerado o mais moderno da América Latina e, além da pesquisa e ensino, realiza trabalhos de consultoria para diferentes empresas/instituições do setor produtivo nacional e internacional. Está instalado numa área de aproximadamente 1500 m2 no complexo de laboratórios do Bloco I-2000, do Centro de Tecnologia - Ilha do Fundão. A sua equipe de trabalho é composta por docentes, pesquisadores-doutores, alunos de doutorado, alunos de mestrado, alunos de iniciação científica, alunos em projeto final, técnicos, auxiliares de laboratório, administradores e secretárias.
O Centro de Energias Renováveis do Mar, pertencente ao LTS, oferece ótimas condições para o desenvolvimento dos estudos e acomodação da equipe técnica, com estrutura de escritório, incluindo estações individuais e rede de informática, assim como infra-estrutura laboratorial para a preparação dos modelos a serem testados.

LabOceano - Laboratório de Tecnologia Oceânica (COPPE/UFRJ)
projeto laboceano

O Laboratório de Tecnologia Oceânica – LabOceano (http://www.laboceano.coppe.ufrj.br) possui o tanque mais profundo do mundo na sua categoria para simulação de modelos reduzidos de estruturas marítimas nas condições oceânicas. A SEAHORSE realizou diversos ensaios em modelo reduzido dos conversores de energia das ondas nas instalações do LabOceano.