Orgulhosamente localizada na
Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

Notícias
Projetos atuais
Automatização de conversor de ondas para aumento da eficiência
Um conceito para a automatização do conversor de ondas estudado atualmente no mundo é o latching, que visa ao aumento da eficência energética do conversor. Em outras palavras, é esperado que através da automatização, o mesmo dispositivo conversor extraia mais energia das ondas, representando maior eficiência no processo. Como consequência, reduzindo o custo unitário da energia produzida.


Inovação nos conversores para diferentes aplicações
projeto de dessalinização

Os conversores de energia de ondas e correntes estudados na Seahorse, além da geração direta de eletricidade, podem ser utilizados em outras formas de força-motriz, isto é, fornecer a alta pressão para sistemas de dessalinização e tratamento de água do mar; refrigeração em larga escala para conservação de pescado; transporte de água em grandes distâncias sob pressão. Estas aplicações são obtidas sem necessidade do uso de eletricidade, sendo o seu acionamento direto e evitando perdas significativas em diferentes conversões de energia.


Ensaios de modelos reduzidos em tanques de prova
Para maior confiabilidade no desenvolvimento de tecnologias, usualmente são realizados nas universidades e centros de pesquisas modelos físicos em escalas reduzidas. A Seahorse desde 2001 vem realizando esses procedimentos no desenvolvimento de seus produtos. Como empresa nativa da UFRJ, tem utilizado tanques dos seguintes laboratórios: Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS), Laboratório de Ondas de Correntes (LOC), assim como laboratórios externos, por exemplo, o do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).


Modelação numérica dos componentes dos diferentes conversores
Modelação numérica

Os diversos componentes mecânicos passam por uma modelação numérica visando determinar sua resistência estrutural e análise d efadiga ao longo de sua vida útil.


Proposição de diferentes materiais para redução de custos
Proposição de materiais para redução de custos

A redução dos custos do kWh gerado configura-se como um desafio, que deve ser obtido através da especificação de materiais alternativos que garantam os mesmos critérios de resistência estrural e fadiga.


Avaliação de sítios para instalação de conversores
Antes da instalação de um projeto de conversão de energias do mar, ondas ou correntes de maré, deve ser feita a avaliação prévia do local de instalação. Especialmente, parâmetros oceanográficos como altura, período e direção de onda, velocidade das correntes e batimetria do fundo marinho devem ser conhecidas nesta fase. Atividades de pós-processamento desses dados ambientais são necessárias para estimar a variação espacial e temporal do recursos energético disponível no local.


Estudos na geometria de turbinas para aumento da eficiência
Estudos na geometria de turbinas para aumento da eficiência

As turbinas hidrocinéticas que funcionam através do princípio de sustentação (lift) têm sua eficiência ligada à hidrodinâmica das pás e, portanto, à sua geometria. O estudo em desenvolvimento considera a teoria aerodinâmica das asas portantes(também utilizada nas turbinas hidráulicas tipo Kaplan e turbinas eólicas). O objetivo principal é encontrar as melhores condições de funcionamento da turbina no meio hidráulico, maximizando a diferença de pressões entre o extradorso e infradorso do perfil da pá, para obter a força resultante de sustentação (lift) bastante superior a da outra componente, chamada força de arrasto (drag).
A geometria ao longo do comprimento da pá desde o cubo até a ponta também vem sendo investigado, levando em consideração aspectos hidrodinâmicos e estruturais. Neste sentido, é previsto que este dimensionamento próximo ao cubo do rotor, deverá ser aumentados para resistir às cargas pelas quais a turbina estará sujeita.