Orgulhosamente localizada na
Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ

Notícias
A empresa
A SEAHORSE é uma empresa nativa de base tecnológica voltada para as energias renováveis do oceano. Atualmente, é uma das empresas residentes da Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundada por um pesquisador oriundo do Doutorado em Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ, a SEAHORSE tem suas principais atividades voltadas para a pesquisa e projetos de conversores para extração da energia dos oceanos e para dessalinização sem o uso de eletricidade. A empresa possui quatro registros de patente nas áreas de geração de eletricidade e de dessalinização pelas ondas do mar e correntes marinhas.

A empresa tem como principal foco a conversão das energias renováveis do oceano: ondas, marés e correntes. Desenvolve sistemas de conversão, seleciona locais de instalação e executa sua construção, comissionamento e manutenção. O público-alvo envolve companhias de energia, eletricidade e/ou petróleo, além de companhias de atividade portuária e de suporte à indústria naval e offshore.

A SEAHORSE tem registros de propriedade intelectual, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), das patentes abaixo relacionadas:

  • Planta Híbrida para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar
    PI 0704656-1, Seahorse, 19/04/2007
  • Sistema de Dessalinização de Água Movido por Energia das Ondas do Mar
    PI 0704141-1, Seahorse, 01/11/2007
  • Planta para Geração de Eletricidade e/ou Dessalinização por Turbinas Hidráulicas de Correntes
    PI 0803419-2, Seahorse 04/09/2008
  • Planta para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar
    (Recém-depositada)
Histórico
conversor_nearshore
Protótipo do Conversor Nearshore
A SEAHORSE foi fundada em 2006. Em 2010, foi incubada na UFRJ, oriunda de pesquisas na área de energia dos oceanos iniciadas há dez anos. Em 2001, iniciou-se na Coppe/UFRJ um estudo focado na energia renovável dos oceanos, tendo como base os Laboratórios de Tecnologia Submarina (LTS) e de Ondas e Correntes (LOC). Em 2004, defendeu-se a dissertação de mestrado intitulada "Energia das ondas do mar para geração de eletricidade". Foi a primeira do Brasil a abordar a energia renovável dos oceanos. Como empresa de base tecnológica, a SEAHORSE mantém convívio em ambiente apropriado para pesquisa e inovação.

Desde sua fundação, acumula conhecimentos ligados à pesquisa de diferentes conceitos de conversores para geração de eletricidade pelas ondas do mar e para dessalinização de água sem o uso de eletricidade. A empresa possui quatro registros de patentes junto ao INPI, Estados Unidos e Europa, e tem participação em uma patente já concedida à UFRJ. Na Coppe/UFRJ, a empresa tem acompanhado o desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos, como dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos técnicos e científicos.

Nos três primeiros anos de operação, a SEAHORSE trabalhou principalmente com pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de prestar serviços de consultoria em projetos mecânicos. Durante esse período, concebeu, testou e depositou quatro patentes. Desde então, como empresa incubada da UFRJ, vem atuando com forte participação nos serviços de projeto, fabricação e instalação de um protótipo para geração de eletricidade pelas ondas do mar. Esse protótipo se encontra em fase de ajustes no Porto do Pecém, localizado no Estado do Ceará. Trata-se de um projeto da Coppe/UFRJ em parceria com a empresa Tractebel Energia, no âmbito do programa P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Filosofia e Missão
Como empresa de base tecnológica, a SEAHORSE tem como filosofia a busca pela investigação do conhecimento e pela essência do melhor.

A missão da SEAHORSE é de ser reconhecida no Brasil como uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o aproveitamento da energia limpa dos oceanos, visando sua utilização pela sociedade. O perfil da empresa é de uma EPC (Engineering, Procurement and Construction). Ou seja, ela concebe, projeta, constrói e instala projetos de energias renováveis. Visão Futura: Tornar-se parceira em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com modelo de negócio estabelecido, atuando no desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Projetos de conversores de energia;
  • Modelação numérica e testes em tanque de prova;
  • Contratação de fornecedores;
  • Gerenciamento da construção e instalação dos conversores de energia.
Oportunidade de negócios
modelo de negócios Seahorse
Descrição do modelo de negócios da Seahorse
A SEAHORSE está aberta a entendimentos com investidores e com empresas de geração ou consumo de eletricidade e/ou água dessalinizada. As principais linhas de negócio da empresa são:

  • Desenvolver, testar e instalar conversores de energia para atendimento a diferentes sítios, tendo como clientes as empresas de consumo e/ou venda de energia no país e no exterior;
  • Desenvolver, testar e instalar sistemas de dessalinização através de conversores de energia do mar, sem a utilização de eletricidade;
  • Realizar contratos de manutenção e reposição de componentes desses conversores.

Conforme observado, os projetos associados a fontes renováveis de energia do mar apresentam potencial para aplicação não só em geração de eletricidade e dessalinização, mas também em refrigeração de pescados em sítios remotos. Outros fatores importantes são as compensações ambientais e sociais, além da visibilidade na mídia devido ao pioneirismo tecnológico.